Imagem capa - Tudo que você precisa saber sobre a Fotografia de Parto por Bruna
Dicas

Tudo que você precisa saber sobre a Fotografia de Parto

É difícil colocar em palavras tudo que eu sinto ao fotografar um parto. A emoção começa muito antes do primeiro choro. A fotografia de parto sem dúvidas é um caminho sem volta que traz sensações e significados incríveis.

A chegada de uma nova vida é sempre algo novo, um novo ensinamento. Nenhum parto é igual, nenhuma história se parece. Cada família tem sua particularidade. 





Fotografar é muito além de clicar. E quando o assunto é parto, nós vamos mais além ainda. 

Fotografia de parto é se conectar, viver intensamente com aquela família, é entender termos técnicos, é saber respeitar. 

Respeito é a palavra desse momento. O fotógrafo precisa entender e respeitar o momento e as decisões daquela mãe. É respeitar o ambiente, a equipe médica. 



Fotografia de Nascimento trata de momentos de conexão e amor. É sobre a expressão facial de um pai quando vê seu bebê pela primeira vez ou lágrimas de uma mãe quando ela ouve o primeiro choro. Deve contar a história do nascimento de seu bebê com integridade e ternura. 



Não é posada!

A fotografia de parto é completamente espontânea. Nós, fotógrafos, somos como uma mosca nesse dia haha Estamos ali, sem interferir em nada, apenas esperando o momento certo. Nossa abordagem é fotojornalista. 

E é por isso que cada parto tem sua autenticidade. Tudo que acontece ali, naquele momento, é real. 



Não é barato!

Assim como a fotografia de casamento, a fotografia de parto é um serviço de luxo. É altamente especializada e requer uma quantidade imensa de dedicação, habilidade, compaixão (mais ainda do que a fotografia de casamento) e uma compreensão do espaço e limites. Esse tipo de trabalho é inestimável e tem que vir a um preço que possa torná-lo sustentável. Por exemplo: eu só assumo um determinado número (três) de clientes por mês para que eu possa dar total atenção, amor e dedicação a cada um. Vale lembrar também que uma sessão de parto não se limita a trabalhar na hora do parto, mas também na disponibilidade de estar presente a qualquer momento, nas horas e horas de pós-produção, na entrega. Tudo isso faz parte da experiência e do resultado final.



Não é uma lista pronta!

Como já disse aqui e repito, cada parto é único. O mundo do nascimento é imprevisível e cada família passa por uma história. Não tem como desejar uma foto igual a de algum outro parto que você tenha visto. As situações são diferentes. Eu posso tentar, mas nunca prometo isso ao meu cliente. Não existe uma lista perfeita de fotos. 

Tudo acontece e o mais interessante é deixar fluir, entrar nessa viagem e captar cada momento com verdade e integridade. E no final de tudo, você terá uma história linda desse dia tão especial. 




Eu realmente acredito que essas primeiras memórias são a herança mais preciosa que podemos dar aos nossos filhos. Também acredito que um fotógrafo de parto deve entender que a prioridade é o nascimento do bebê e o vivenciamento desse momento de uma forma que mostre a empatia,  a compreensão e o respeito.

Fotografia de parto não são fotos perfeitamente posadas. Ao contrário, ela deve fornecer aos pais, filhos e família laços eternos para as emoções, sentimentos reais. Uma janela para almas. Um momento único de como eles se olharam. O que eles usavam nesse dia. É sobre o fornecimento de memórias e histórias insubstituíveis dos momentos de amor e conexão em torno do nascimento de um novo ser. 





Quer registrar momentos como esse? 

Vamos conversar! Clique aqui para falar comigo ♥