23/08/2021 às 04:22 Dicas

Tudo que você precisa saber sobre a Fotografia de Parto

560
3min de leitura

É difícil colocar em palavras tudo que eu sinto ao fotografar um parto. A emoção começa muito antes do primeiro choro. A fotografia de parto sem dúvidas é um caminho sem volta que traz sensações e significados incríveis.

A chegada de uma nova vida é sempre algo novo, um novo ensinamento. Nenhum parto é igual, nenhuma história se parece. Cada família tem sua particularidade. 

Fotografar é muito além de clicar. E quando o assunto é parto, nós vamos mais além ainda. 

Fotografia de parto é se conectar, viver intensamente com aquela família, é entender termos técnicos, é saber respeitar. 

Respeito é a palavra desse momento. O fotógrafo precisa entender e respeitar o momento e as decisões daquela mãe. É respeitar o ambiente, a equipe médica. 

Fotografia de Nascimento trata de momentos de conexão e amor. É sobre a expressão facial de um pai quando vê seu bebê pela primeira vez ou lágrimas de uma mãe quando ela ouve o primeiro choro. Deve contar a história do nascimento de seu bebê com integridade e ternura. 

Não é posada!

A fotografia de parto é completamente espontânea. Nós, fotógrafos, somos como uma mosca nesse dia haha Estamos ali, sem interferir em nada, apenas esperando o momento certo. Nossa abordagem é fotojornalista. 

E é por isso que cada parto tem sua autenticidade. Tudo que acontece ali, naquele momento, é real. 

Não é barato!

Assim como a fotografia de casamento, a fotografia de parto é um serviço de luxo. É altamente especializada e requer uma quantidade imensa de dedicação, habilidade, compaixão (mais ainda do que a fotografia de casamento) e uma compreensão do espaço e limites. Esse tipo de trabalho é inestimável e tem que vir a um preço que possa torná-lo sustentável. Por exemplo: eu só assumo um determinado número (três) de clientes por mês para que eu possa dar total atenção, amor e dedicação a cada um. Vale lembrar também que uma sessão de parto não se limita a trabalhar na hora do parto, mas também na disponibilidade de estar presente a qualquer momento, nas horas e horas de pós-produção, na entrega. Tudo isso faz parte da experiência e do resultado final.

Não é uma lista pronta!

Como já disse aqui e repito, cada parto é único. O mundo do nascimento é imprevisível e cada família passa por uma história. Não tem como desejar uma foto igual a de algum outro parto que você tenha visto. As situações são diferentes. Eu posso tentar, mas nunca prometo isso ao meu cliente. Não existe uma lista perfeita de fotos. 

Tudo acontece e o mais interessante é deixar fluir, entrar nessa viagem e captar cada momento com verdade e integridade. E no final de tudo, você terá uma história linda desse dia tão especial. 

Eu realmente acredito que essas primeiras memórias são a herança mais preciosa que podemos dar aos nossos filhos. Também acredito que um fotógrafo de parto deve entender que a prioridade é o nascimento do bebê e o vivenciamento desse momento de uma forma que mostre a empatia, a compreensão e o respeito.

Fotografia de parto não são fotos perfeitamente posadas. Ao contrário, ela deve fornecer aos pais, filhos e família laços eternos para as emoções, sentimentos reais. Uma janela para almas. Um momento único de como eles se olharam. O que eles usavam nesse dia. É sobre o fornecimento de memórias e histórias insubstituíveis dos momentos de amor e conexão em torno do nascimento de um novo ser. 

Quer registrar momentos como esse? 

Vamos conversar!Clique aqui para falar comigo ♥

23 Ago 2021

Tudo que você precisa saber sobre a Fotografia de Parto

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casa de saúde são josé fotografia de nascimento fotografia de parto fotografo de familia rj fotografo de parto rj parto rio de janeiro parto rj perinatal rj

Quem viu também curtiu

29 de Mar de 2022

Por que fazer um ensaio de casal?

25 de Jun de 2019

A importância de fazer um ensaio seu!

14 de Set de 2018

Você NÃO pode perder esse registro!

Logo do Whatsapp