Imagem capa - POR QUE SOU FOTÓGRAFA? por Bruna

POR QUE SOU FOTÓGRAFA?

 Você já parou para pensar qual a importância de certas fotografias na sua vida?


Durante a faculdade de Fotografia, eu tive uma matéria sobre Fotojornalismo e em um período do curso, o tema da prova era elaborar uma trabalho sobre a biografia de um fotógrafo.  Meio sem saber sobre quem eu iria fazer, fui conversar com a minha avó, que entende muito de artes, para que ela pudesse me ajudar. Durante horas de conversa, ela me disse que o meu Bisavô, seu pai, era fotógrafo amador. Fiquei super interessada e pedi pra que ela me contasse tudo da vida dele. 

Como na minha família todos são super ligados a fotografias, minha avó tem na sua casa um baú recheaaado de fotos e boas histórias. Ela começou a pegar dali vários álbuns que meu Bisavô fazia e começou a me contar mais sobre ele. 

Meu Bisavô tinha montado em casa mesmo um estúdio onde ele revelava suas próprias fotos, criava álbuns, fazia coloração das fotos a mão.. Quem pegou essa época vai entender do que eu estou falando. E isso naqueles tempos era tudo muito inovador. Quando minha vó me disse tudo isso, eu fiquei super maravilhada e pensei: "Por que não faço sobre a biografia do meu bisavô?", e foi isso mesmo que eu fiz. 

E é claro que nessa busca eu pude conhecer diversas histórias incríveis da minha família.

Depois desse dia eu comecei a pensar em como essas fotos e essas lembranças faziam a diferença na nossas vidas. Achamos várias fotos minhas quando pequena e foi divertido reviver esse dias.

Algumas fotos eu olhava e lembrava dos momentos do meu jeitinho e minha vó lembrava deles com outros olhos. E isso é legal demais. Cada pessoa tem uma forma de lembrar, de sentir e de viver aquele momento. E essa é a magia das lembranças.

Essas foram algumas fotos que eu pude encontrar nesse dia:

 Essa foto esta recheada de lembranças da minha infância com a minha família.

Essa foto eu gosto muito e deixo no meu home office. É uma foto minha com os meus pais em João Pessoa. Local onde eu nasci e moramos por apenas 9 meses. Logo, não me lembro de nada de lá mas meus pais sempre me contam como foi pra eles essa etapa da vida e acho super especial esse momento.


E o que eu quero dizer com isso tudo?
Provavelmente você já se reuniu com sua família para rever imagens antigas. E sem dúvidas é incrível, ter ali em um papel uma parte da sua história!

Isso me leva a repensar sempre na minha profissão e no impacto que ela tem na vida das pessoas.

Diariamente recebo pedidos de orçamento de futuros clientes, são pedidos para casamento, ensaios, aniversários e diversos outros tipos de trabalhos... E sabe o que sempre penso quando respondo esses pedidos?

Penso na história que vou poder contar. E como láaa na frente, essa mãe que hoje está grávida e quer fazer seu ensaio gestante estará sentada com sua neta(o) mostrando seu álbum e contando histórias lindas desse dia.

Consegue perceber a importância disso?

Por esse motivo sempre dou o meu máximo em todos os trabalhos, para criar registros que irão marcar uma fase da vida dos meus clientes.

Acredito e bato na tecla sobre a importância dessas memórias afetivas e dos registro de amor/feito com amor.

E aí entramos em outro quesito. Não é sobre preço e sim sobre valor!!!