28/06/2019 às 19:53

POR QUE SOU FOTÓGRAFA?

976
3min de leitura

 Você já parou para pensar qual a importância de certas fotografias na sua vida?

Durante a faculdade de Fotografia, eu tive uma matéria sobre Fotojornalismo e em um período do curso, o tema da prova era elaborar uma trabalho sobre a biografia de um fotógrafo.  Meio sem saber sobre quem eu iria fazer, fui conversar com a minha avó, que entende muito de artes, para que ela pudesse me ajudar. Durante horas de conversa, ela me disse que o meu Bisavô, seu pai, era fotógrafo amador. Fiquei super interessada e pedi pra que ela me contasse tudo da vida dele. 

Como na minha família todos são super ligados a fotografias, minha avó tem na sua casa um baú recheaaado de fotos e boas histórias. Ela começou a pegar dali vários álbuns que meu Bisavô fazia e começou a me contar mais sobre ele. 

Meu Bisavô tinha montado em casa mesmo um estúdio onde ele revelava suas próprias fotos, criava álbuns, fazia coloração das fotos a mão.. Quem pegou essa época vai entender do que eu estou falando. E isso naqueles tempos era tudo muito inovador. Quando minha vó me disse tudo isso, eu fiquei super maravilhada e pensei: "Por que não faço sobre a biografia do meu bisavô?", e foi isso mesmo que eu fiz. 

E é claro que nessa busca eu pude conhecer diversas histórias incríveis da minha família.

Depois desse dia eu comecei a pensar em como essas fotos e essas lembranças faziam a diferença na nossas vidas. Achamos várias fotos minhas quando pequena e foi divertido reviver esse dias.

Algumas fotos eu olhava e lembrava dos momentos do meu jeitinho e minha vó lembrava deles com outros olhos. E isso é legal demais. Cada pessoa tem uma forma de lembrar, de sentir e de viver aquele momento. E essa é a magia das lembranças.

Essas foram algumas fotos que eu pude encontrar nesse dia:

 Essa foto esta recheada de lembranças da minha infância com a minha família.

Essa foto eu gosto muito e deixo no meu home office. É uma foto minha com os meus pais em João Pessoa. Local onde eu nasci e moramos por apenas 9 meses. Logo, não me lembro de nada de lá mas meus pais sempre me contam como foi pra eles essa etapa da vida e acho super especial esse momento.

E o que eu quero dizer com isso tudo?Provavelmente você já se reuniu com sua família para rever imagens antigas. E sem dúvidas é incrível, ter ali em um papel uma parte da sua história!

Isso me leva a repensar sempre na minha profissão e no impacto que ela tem na vida das pessoas.

Diariamente recebo pedidos de orçamento de futuros clientes, são pedidos para casamento, ensaios, aniversários e diversos outros tipos de trabalhos... E sabe o que sempre penso quando respondo esses pedidos?

Penso na história que vou poder contar. E como láaa na frente, essa mãe que hoje está grávida e quer fazer seu ensaio gestante estará sentada com sua neta(o) mostrando seu álbum e contando histórias lindas desse dia.

Consegue perceber a importância disso?

Por esse motivo sempre dou o meu máximo em todos os trabalhos, para criar registros que irão marcar uma fase da vida dos meus clientes.

Acredito e bato na tecla sobre a importância dessas memórias afetivas e dos registro de amor/feito com amor.

E aí entramos em outro quesito. Não é sobre preço e sim sobre valor!!!

28 Jun 2019

POR QUE SOU FOTÓGRAFA?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia fotografo rj história meu por que por que sou fotógrafa

Quem viu também curtiu

14 de Set de 2018

Você NÃO pode perder esse registro!

29 de Mar de 2022

Por que fazer um ensaio de casal?

01 de Jul de 2019

A importância dos álbuns fotográficos

Logo do Whatsapp